Em um acontecimento marcante para a Marinha do Brasil, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou, no dia 3 de maio, o primeiro lançamento noturno de uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP). O evento simboliza um marco operativo significativo para o Esquadrão, já que possibilita o emprego de suas aeronaves RQ-1 “ScanEagle” em missões noturnas de Esclarecimento, além de apoiar Operações Especiais, Ações contra Delitos Transfronteiriços e Ambientais, Operações Humanitárias e Monitoramento de Desastres.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparação e Profissionalismo

O lançamento noturno só foi possível graças ao profissionalismo e esforço conjunto de todos os departamentos da Organização Militar (OM). Essa colaboração focada resultou na preparação adequada de pessoal e material necessários para a realização de tal atividade. Este marco é um testemunho do compromisso e dedicação da equipe em inovar e expandir suas capacidades operacionais.

Duplo Lançamento: Outro Marco Operativo

Além do primeiro lançamento noturno, o EsqdQE-1 também alcançou outro marco importante no mesmo dia: o primeiro lançamento duplo da aeronave RQ-1 em um único dia. O Esquadrão acumulou cerca de 10 horas de voo em apenas um dia, lançando o primeiro “ScanEagle” às 10:00h e recuperando o segundo apenas às 22:00h. Essa conquista evidencia a capacidade do Esquadrão de operar continuamente, expandindo ainda mais suas possibilidades operacionais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).