Autoridade Marítima Brasileira no evento que discutiu questões ligadas a Posicionamento Dinâmico

No dia 15 de abril, a Autoridade Marítima Brasileira (AMB), representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), participou do webinar “Treinamento e Experiência de pessoal-chave em Dynamic Positioning (DP): Partes Interessadas e suas perspectivas”, organizado pelo The Nautical Institute. O evento buscou apresentar questões ligadas à carreira e formação do pessoal da Marinha Mercante. A DPC apresentou a estrutura organizacional da AMB para assuntos afetos à carreira, treinamento e qualificação dos Operadores de Posicionamento Dinâmico. Além disso, foi apresentada a Norma da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13) e as alterações recentemente realizadas na publicação de forma a garantir que todo o processo de treinamento e capacitação da categoria estivesse de acordo com os padrões internacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brasil ocupa uma posição de destaque na indústria marítima internacional em relação à formação de operadores de posicionamento dinâmico (DPO) e, segundo dados do The Nautical Institute, em 2019, foi o terceiro país do mundo a qualificar Operadores de Posicionamento Dinâmico. Tal fato reforça a necessidade da constante busca pela excelência na qualificação, treinamento e desenvolvimento de competências de todo o pessoal a bordo dos navios que operam por Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A participação no evento, junto à Comunidade Marítima Internacional, em especial a brasileira, demonstrou o comprometimento da AMB com a implementação das melhores práticas internacionais, com o aumento da segurança nas operações com posicionamento dinâmico, com treinamento e desenvolvimento de competência do pessoal envolvido com o sistema DP e com trabalho em parceria envolvendo os órgãos de excelência que são reconhecidos pela indústria marítima internacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).