|

Autoridade Marítima Brasileira e ITOPF Limited assinam acordo de cooperação para enfrentamento de poluição por hidrocarbonetos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Autoridade Marítima Brasileira, representada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e a International Tanker Owners Pollution Federation (ITOPF) Limited assinaram um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação bilateral com a Marinha do Brasil (MB) no enfrentamento de poluição por hidrocarbonetos.

Duração e objetivo do acordo

O acordo tem a duração de cinco anos, prorrogável por mais cinco. O objetivo é estabelecer uma resposta rápida e eficiente a incidentes marítimos graves que possam resultar em poluição por hidrocarbonetos, assim como na implementação de atividades relacionadas ao enfrentamento de potenciais ameaças ou danos ao ambiente marinho.

Parceria e compromisso

A Autoridade Marítima e a ITOPF Limited estão comprometidas em promover e disseminar as melhores práticas de resposta a derramamentos de petróleo, produtos químicos e outras substâncias nos ambientes marinho e fluvial brasileiros. Além disso, a parceria visa implementar a sustentabilidade de mecanismos e arranjos cooperativos nacionais, regionais e internacionais para maior capacidade de resposta operacional e como ferramentas de coordenação adequadas para lidar com esse tipo de derramamento.

Sobre a ITOPF Limited

A ITOPF Limited é uma organização especializada no combate e promoção de resposta eficaz e razoável a derramamentos de petróleo e outras substâncias perigosas no mar. Há anos, mantém uma relação de cooperação com a Marinha do Brasil, baseada em metas e objetivos comuns, atuando em conjunto na organização e implementação de cursos, treinamentos, seminários e workshops sobre o tema, além de ter auxiliado na resposta ao derramamento de óleo de 2019, que afetou as regiões Nordeste e Sudeste do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas