O Torneio Costa Rica Open de Taekwondo foi realizado entre os dias 15 e 17 de junho, na cidade de Heredia/Costa Rica, contando com a importante participação de atletas do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que conquistaram as seguintes medalhas:

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

  • O Terceiro-Sargento Sargento Paulo Ricardo Souza Melo conquistou a medalha de ouro na categoria 58kg, após realizar quatro lutas contra os principais adversários das Américas.  O atual 10º colocado no ranking internacional da categoria 58kg (categoria olímpica) foi escolhido como o melhor atleta da competição, em decorrência das lutas que fez impecáveis tecnicamente.
  • O Terceiro-Sargento Edival Marques Quirino Pontes, atual 3º colocado no ranking internacional, conquistou a medalha de ouro na categoria 74kg.
  • A Terceiro-Sargento Raiany Fidelis Pereira conquistou a medalha de ouro na categoria 73kg, após realizar duas lutas onde utilizou sua técnica apurada aliada à sua força e potência de golpes.

WhatsApp Image 2023 06 17 at 09.21.10 1

  • A Terceiro-Sargento Sargento Milena Titoneli Guimarães conquistou a medalha de prata na categoria 67kg. Na sua caminhada para conquistar a medalha de prata, a atual 4ª colocada no ranking internacional da categoria venceu na primeira luta a 3º Sargento Sandy Macedo. Em seguida venceu a canadense Nathalie Iliesco. Na final foi superada pela norte-americana Kristina Teachout, ficando com a medalha de prata da categoria olímpica.
  • O Terceiro-Sargento Sargento Nickollas Souza Ribeiro conquistou a medalha de bronze na categoria 74kg.
  • O Terceiro-Sargento Sargento Allif Gomes Barreto de Souza conquistou a medalha de bronze na categoria 87kg.

O Torneio Costa Rica Open é uma competição importante do circuito das Américas que computa pontos no ranking internacional, sendo uma excelente preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que serão disputados entre 20 de outubro e 5 de novembro, onde os principais atletas da modalidade voltarão a se enfrentar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).