Gustavo Amaral detém o recorde brasileiro tendo levantado a carga de 220kg, na categoria acima de 107kg.

O jovem atleta Gustavo Amaral Melo de Souza, de apenas 23 anos, recebeu no dia 27 de junho a notícia que todo esportista sonha: o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) o convocou para representar o Brasil no campeonato mundial de halterofilismo. O evento, de peso no calendário esportivo internacional, ocorrerá na vibrante cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 22 a 30 de agosto de 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma nova promessa do halterofilismo brasileiro

Gustavo é integrante do Projeto João do Pulo (PJP) – Projeto Paralímpico da Marinha do Brasil (PARAPROLIM) – e tem trilhado uma carreira vitoriosa na categoria acima de 107kg. O ponto alto de sua trajetória até aqui foi a quebra do recorde brasileiro ao levantar a impressionante carga de 220kg. Este feito lhe rendeu a tão sonhada vaga para o mundial da modalidade.

O papel da Marinha no esporte paralímpico

A Marinha do Brasil, representada pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN, desempenha um papel fundamental na promoção do esporte paralímpico no país. Atualmente, o CEFAN atende a 204 atletas distribuídos em diversas modalidades, incluindo atletismo, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e taekwondo.

Expectativas para o mundial de halterofilismo

Com a conquista de Gustavo, as expectativas para o mundial de halterofilismo em Dubai são as mais positivas possíveis. O jovem atleta é a prova de que o trabalho sério e dedicado realizado no Projeto Paralímpico da Marinha rende frutos e fortalece a presença do Brasil no cenário esportivo mundial.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).