Ponta Grossa (PR) – A última etapa de certificação do 3º ciclo da Força de Prontidão (FORPRON) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) foi marcada por um exercício no terreno de alta dificuldade, realizado na madrugada da sexta-feira, dia 20 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício movimentou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em Ponta Grossa, simulou um Ataque Noturno, com 108 viaturas blindadas, 144 viaturas não blindadas e 1.200 militares. O exercício, inédito para a 5ª Divisão de Exército (5ª DE), fará parte de todas as certificações a partir de agora.

“Foi um exercício extremamente emblemático para as forças operacionais. É uma operação muito difícil de ser realizada já na luz do dia, imagine então em condições adversas, como à noite. Foi um exercício de alta complexidade, mas realizado com êxito, com movimento tático no terreno muito bem coordenado e sincronizado”, destacou o Comandante da 5ª DE, General de Divisão Castro.

No ataque noturno nível força-tarefa, foram três subunidades contra um inimigo em posição. As forças vetorizadas pelo Simulador de Apoio de Fogo deram uma noção real dos tiros e da eficiência do combate. O ataque foi realizado com uma operação de abertura de brecha, com forças de apoio e assalto, apoiadas com tiros de artilharia e morteiro.

“Esse Ataque Noturno, coordenado por uma força-tarefa com óculos de visão noturna, realmente certifica a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada como uma força de defesa, uma força potente, a mais potente da 5ª Divisão de Exército e uma das mais potentes do Exército. Não só certifica, como eleva o nível da Brigada, da Divisão e do Exército como um todo”, apontou o Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Sabbá.

Foram 10 dias de intenso adestramento das tropas, com enfoque em ações ofensivas de uma força-tarefa, envolvendo exercícios diurnos e noturnos. As fases construtiva e viva ocorreram nas dependências do Campo de Instrução General Calazans e da EMBRAPA, ambos situados em Ponta Grossa.

A certificação contou com o apoio da Aviação do Exército e teve a participação de uma seção de aeronaves de reconhecimento e ataque do 1º Batalhão de Aviação do Exército, constituída por dois helicópteros Esquilo.

As tropas que compõem a Força de Prontidão estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como Força Expedicionária ou, ainda, Força de Paz.

Fonte: 5ª Divisão de Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).