Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme, no momento mais aguardado da “Aspirantex/2021”
Após 20 dias de aprendizados e experiências acumuladas, os Aspirantes do 2º ano da Escola Naval receberam, hoje (3), a informação que tanto aguardavam. No Hangar de Veículos do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa, divulgou, nominalmente, a definição de Corpo e Habilitação de cada um dos futuros Oficiais a bordo do navio.
É o momento em que as carreiras se dividem. Eles batalharam muito por isso. É agora que eles conhecem quem serão seus irmãos de Corpo, os ‘campanhas’ de turma com quem poderão contar durante toda a carreira”, declarou o Contra-Almirante Guilherme.
sfdbge5vtwgfer
Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme, no momento mais aguardado da “Aspirantex/2021”

A antiguidade na turma é o principal requisito para a distribuição entre as vagas. Um a um, os nomes foram divulgados, seguidos da revelação de Corpo e Habilitação. A relativa tranquilidade dos primeiros colocados, confiantes de que estariam dentro das vagas disponíveis de cada Corpo, foi mesclada com a apreensão dos que precisaram contar com um pouco de sorte. O Aspirante Gustavo Melo, por exemplo, preencheu a última vaga disponível para o Corpo de Fuzileiros Navais. “Eu não sabia se ia conseguir, porque dependia da distribuição dos ‘campanhas’ que são mais antigos que eu. Nem acredito que deu certo. Comemorei como se fosse um gol”, disse o Aspirante enquanto era cumprimentado pelos colegas de turma.

werthjyrehsgrgsthg
Comemoração após divulgação da opção de Corpo do Aspirante Gustavo Melo

Ao todo, 128 Aspirantes farão parte do Corpo da Armada, sendo 41 na Habilitação em Sistemas de Armas, 27 em Eletrônica e 60 em Mecânica. Dos 32 Aspirantes selecionados para o Corpo de Fuzileiros Navais, 8 serão habilitados em Eletrônica, 18 em Mecânica e 6 em Sistemas de Armas. O Corpo de Intendentes receberá 31 Aspirantes.

Um diferencial da “Aspirantex/2021” foi a oportunidade que as Aspirantes tiveram de escolher, em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino, entre os Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, além do Corpo de Intendentes. Aproveitando esse pioneirismo, 6 Aspirantes ingressarão no Corpo da Armada, sendo 4 com habilitação em Mecânica e 2 em Eletrônica. De forma pioneira, também, uma Aspirante fará parte do Corpo de Fuzileiros Navais.
werthjyrehsgrgsthg
Aspirantes do sexo feminino aguardam divulgação na “Aspirantex/2021”
Fonte: Marinha do Brasil

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).