Na manhã deste sábado (19), 177 alunos da “Turma Almirante Bosísio” da Escola Naval (EN), estabelecimento de ensino superior da Marinha, prestaram juramento à Bandeira Nacional e receberam o sonhado espadim, símbolo do Aspirante da Marinha do Brasil. A cerimônia ocorreu na sede da Instituição, localizada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, recepcionou o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado do Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, e do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto. À frente do palanque das autoridades, no pátio central da escola, os Aspirantes, com o tradicional e histórico uniforme “azul e branco”, perfilaram-se sobre o gramado. Durante a solenidade, estavam fundeados, ao largo da Ilha, a Fragata “Constituição”, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” e o Navio-Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”. Outros meios, como helicópteros e viaturas, foram dispostos nas imediações do Campo de Esporte da Instituição.

WhatsApp Image 2021-06-19 at 19.11.56.jpeg

O Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa, dirigiu palavras de motivação aos Aspirantes da Marinha. “Estejam certos de que é uma singradura que exige sacrifício e dedicação, e, assim o fazendo, será repleta de belas conquistas e realizações”, pontuou. A Turma Almirante Bosísio” é composta por 170 jovens brasileiros, entre eles 12 mulheres, e 07 estrangeiros oriundos de Camarões, Namíbia e Senegal..

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos destacou os desafios que os Aspirantes vão ter pela frente e reforçou o compromisso da Marinha. “Façam sempre o melhor que puderem. Não há outro caminho. Estejam certos de que a Marinha se esforçará para que tenham formação de qualidade, preparando-os para a compreensão das novas tecnologias e para os desafios da atualidade”, ressaltou.

WhatsApp Image 2021-06-19 at 19.11.55.jpeg

O Ministro da Defesa parabenizou os jovens Aspirantes e destacou o papel das Forças Armadas. “Sinto-me honrado em fazer parte do grupo que, neste momento, presencia essa demonstração de patriotismo e vibração. Os militares da nossa Marinha, do nosso Exército e da nossa Aeronáutica são indispensáveis para o progresso, para a liberdade e para a democracia”, assegurou.

WhatsApp Image 2021-06-19 at 19.11.55 (1).jpeg

O Ministro Braga Netto acompanhou o Presidente da República e o Comandante da Marinha na entrega do espadim ao Chefe de Classe da Turma. A cerimônia foi encerrada com o desfile do Grupamento Escolar, em continência ao Presidente da República. Após a saída das autoridades, os formandos receberam os cumprimentos dos familiares e dos amigos presentes.

O Cadete do Exército Brasileiro Bruno Andrade Moura dos Santos prestigiou a formatura do amigo, agora Aspirante Edivam Santos do Nascimento Junior. “Nos conhecemos no Teste de Aptidão Física (TAF) e, hoje, considero-o um irmão. É uma felicidade imensa estar presente nessa comemoração”, destacou.

WhatsApp Image 2021-06-19 at 19.11.57.jpeg

A Aspirante Ana Beatriz Moreira Gonçalves Mello não escondia a felicidade de concluir a fase inicial da carreira. Ela recebeu os cumprimentos do namorado, o 2° Tenente da Força Aérea Brasileira André Felipe da Silva de Siqueira. A Formanda destacou que, “apesar da intensa rotina de estudos e trabalhos, é gratificante poder compartilhar experiências”.

Marinha_3.jpeg

Simbolismo

O espadim é o símbolo do Aspirante da Marinha do Brasil. A sua conquista é considerada a primeira vitória do ciclo escolar para, ao seu término, ser um Oficial de Marinha. A Escola Naval, mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil, forma oficiais para os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.

A cerimônia, ainda, contou com a presença do Embaixador da República de Camarões, Martin Agbor Mbeng; do Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; do Advogado-Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; além de Ministros do Superior Tribunal Militar, membros do Almirantado e demais autoridades militares e civis.

Por Laylla Nepomuceno
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).