Diretor do AMRJ entrega ao CIAA placa de registro da construção do Escaler no AMRJ

O Arsenal de Marinha realizou, em 14 de maio, a entrega ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) de um Escaler, o 2º construído com a técnica de Infusão a vácuo. A 1a embarcação foi entregue ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), em dezembro de 2018.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nessa técnica, as peças produzidas por infusão diferenciam-se em relação ao antigo processo de laminação manual (hand-lay-up) por produzir componentes de alta performance: em razão fibra/resina; elevada qualidade de superfície/acabamento; rapidez no processo produtivo; facilidade de preparação e manuseio dos materiais; além de minimizar a emissão de compostos orgânicos voláteis para o meio ambiente.

O Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva, acompanhou a entrega oficial ao Comandante do Corpo de Alunos do CIAA, Capitão de Fragata Rodrigo Collaço. Durante o evento, o Almirante ressaltou o empenho da equipe responsável pela embarcação e enfatizou o aperfeiçoamento da técnica de construção que proporciona vantagem competitiva pela alta tecnologia com menos insumos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).