No dia 19 de março, no Arsenal de Guerra do Rio (AGR), seguindo todos os protocolos de segurança sanitária vigentes, realizou a solenidade militar alusiva à comemoração dos 259 anos de sua existência, transcorrido no dia 1º de março corrente.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe de Ensino Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (EPDI) do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), General de Divisão Luiz Henrique de Andrade, acompanhado do Diretor de Fabricação, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela.

A solenidade contou com a colocação solene de uma corbelha de flores ao lado do busto do Conde de Bobadela, vulto histórico que remete à criação do AGR nos idos de 1762. Ocorreu, também, a entrega de diplomas de “Amigos do AGR”, para personalidades civis e militares que, de alguma forma, contribuíram para o cumprimento das missões do Arsenal no ano de 2020.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao fazer uso da palavra, o Diretor do AGR fez uma rápida síntese da existência do Arsenal, acentuando que o trabalho de excelência desenvolvido na bicentenária organização militar (OM) fabril é fruto do comprometimento e dedicação de militares e servidores civis que labutam com a certeza de honrar o nome e as tradições de uma das mais longevas OM do Exército Brasileiro.

Fonte: AGR
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).