Nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) recebeu os militares designados para especialização como Auxiliar de Comunicação Social, que habilita Subtenentes e Sargentos à ocupar cargos e desempenhar funções na esfera da Comunicação Social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participou da abertura do Curso de Auxiliar de Comunicação Social (CACS) o Cel Roberto Itamar Cardoso Plum, Assessor de Com Soc da Vice – Presidência e Comandante do CEP/FDC no período de 2003 a 2005, realizando uma palestra com o tema: “Sempre a Comunicação”. Durante a sua apresentação, o Cel Itamar realizou uma retrospectiva da história da comunicação. “Desde a pré-história até os dias atuais, com as redes sociais, a comunicação é sempre a mesma: é uma necessidade humana”, afirmou o palestrante.

A turma do CACS de 2020 conta com a participação de 24 militares em especialização, sendo 21 militares do Exército, 1 militar da Marinha do Brasil, 1 militar da Força Aérea Brasileira e 1 sargento da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Fonte: CEP/FDC

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).