O diretor-geral, Eduardo Nery, e o diretor Lima Filho conversaram com o comandante da Marinha, almirante Olsen

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), representada pelo seu diretor-geral Eduardo Nery e o diretor Lima Filho, protagonizou um encontro de relevância com o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil. Realizada nesta terça-feira (4), a visita institucional teve como objetivo debater a contribuição e participação tanto da ANTAQ quanto da Marinha na Auditoria dos Estados-Membros da Organização Marítima Internacional (IMSAS-IMO), que será realizada este ano no Brasil.

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A Importância da Auditoria IMSAS-IMO

As discussões do encontro se concentraram em aspectos relacionados à implementação de alguns códigos da IMO, especialmente no que se refere às responsabilidades do Brasil como “Estado de Porto”, tais como os códigos IMSBC, IMDG e o Grain Code. A IMO é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a cooperação entre governos e estabelece padrões internacionais de segurança marítima, eficiência de navegação e prevenção de poluição marítima por navios. A representação do Brasil nessa organização cabe à Marinha, com suporte da CCA-IMO.

Participação Ativa da ANTAQ na IMO

A ANTAQ, por sua vez, mantém um Grupo de Trabalho destinado a apoiar ativamente a Marinha brasileira em comitês técnicos da IMO, como o Comitê de Segurança Marítima (MSC), Comitê de Facilitação (FAL), Comitê de Cooperação Técnica (TC), e o Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC). Essa colaboração representa a forte conexão entre os órgãos na busca por melhorias e avanços na segurança e eficiência do transporte marítimo nacional.

Os Desafios e Oportunidades da Economia Azul

Outro tópico significativo discutido pelos dirigentes foi a chamada “Economia Azul”. Este termo refere-se ao uso sustentável dos recursos oferecidos pelos oceanos, um setor que movimenta entre US$ 3 trilhões e 6 trilhões anualmente e fornece ao menos 150 milhões de empregos diretos, segundo dados da ONU. Os líderes também destacaram a importância das parcerias estabelecidas nos últimos anos para aprimorar a segurança portuária e da navegação, especialmente na região amazônica.

Com informações da ANTAQ

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).