A Marinha do Brasil deu início, nesta quinta-feira (02), ao seu Ano Cultural com a cerimônia de Abertura do Ano Cultural, realizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da programação é promover a cultura, preservando e difundindo o patrimônio histórico da instituição, e estimulando o desenvolvimento da mentalidade marítima na sociedade brasileira.

Além de ser uma oportunidade para que a população conheça a história e a cultura da Marinha, a programação deste ano também celebra os 80 anos da criação da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Durante o evento, o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, apresentou as novidades para 2023, que incluem a reabertura da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, e o lançamento de vários livros impressos e digitais.

foto 3 13
Projeto de reabertura da Ilha Fiscal, após obras de revitalização, prevê nova exposição da Galeota Dom João IV, do século XIX – Arte: Marinha do Brasil

Um dos destaques da programação é a reabertura da Ilha Fiscal, que passou por um ano de obras de recuperação estrutural, conservação e restauração. O público poderá visitar a Ilha e a Galeota Dom João VI, utilizada pela Família Real Portuguesa em seus deslocamentos pela Baía de Guanabara, depois de nove anos longe do público.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além disso, foram lançados dois projetos editoriais durante a cerimônia. O primeiro é um e-book do livro Voga, organizado pelo Comando da Marinha, reunindo conhecimentos e experiências de ilustres Comandantes, visando a aprimorar a capacitação do pessoal da Marinha. A obra já está disponível nas principais plataformas de livros digitais. O segundo projeto é uma edição especial da revista científica Navigator, com os principais artigos já publicados nela, de 1970 a 2020, sobre a temática da Independência do Brasil. A Navigator é especializada em artigos sobre história marítima e naval, arqueologia subaquática e áreas afins.

foto 2 66
Diretor da DPHDM, Vice-Almirante Mathias, apresenta a “Noite do Museu Naval”, uma das programações para o Ano Cultural da Marinha em 2023 – Foto: Marinha do Brasil

O Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, destacou a importância das atividades culturais para a formação cidadã: “Cultura é educação e arte”. Com a programação deste ano, a Marinha do Brasil reforça seu compromisso com a preservação da cultura e patrimônio histórico da instituição, além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).