Aniversário do Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam: Uma Vida Dedicada à Marinha do Brasil

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Alfredo Karam, nascido em 28 de março de 1925 no Rio de Janeiro, teve uma carreira distinta e exemplar na Marinha do Brasil, onde atingiu a graduação máxima como almirante-de-esquadra. Filho de Fouad Karam e Latife Jabor Karam, Alfredo foi educado no Colégio Santa Teresa de Jesus e no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Palavras de Agradecimento

Formação Naval e Especializações

Ingressou na Escola Naval em 1941 e foi comissionado como guarda-marinha em 1945. No mesmo ano, completou o curso de tática anti-submarinos e especializou-se em submarinos na United States Navy Submarine School em New London, Connecticut, em 1953.

Carreira Militar

Ao retornar ao Brasil, serviu na Frota de Submarinos e na Base Almirante Castro e Silva, em Niterói. Avançando em sua carreira, Karam fez o curso básico de comando na Escola de Guerra Naval em 1960. Foi promovido a contra-almirante em 1973, assumindo o comando da Força de Submarinos até 1975, e posteriormente promovido a vice-almirante em 1976. Em 1977, foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais e, em 1981, alcançou o posto de almirante-de-esquadra, além de ser eleito presidente do Clube Naval.

Ministro da Marinha

Alfredo Karam assumiu o cargo de Ministro da Marinha em março de 1984, após a demissão de Maximiano Eduardo da Silva Fonseca durante a campanha das Diretas Já. Durante seu mandato, que durou até março de 1985, Karam contribuiu significativamente para o desenvolvimento institucional da Marinha, incluindo a criação do Instituto Nacional do Estudo do Mar, a conclusão de importantes obras infraestruturais e a incorporação de novos equipamentos e navios.

Legado e Contribuições

O legado de Alfredo Karam é marcado por sua liderança em diversos níveis operacionais e administrativos, contribuindo para a modernização e eficácia da Marinha do Brasil. Seu trabalho ajudou a definir a direção estratégica da força durante um período crítico da história brasileira.

Vida Pessoal

Almirante Karam casou-se com Lidiane Pontes Karam, com quem teve quatro filhos, incluindo o ator Guilherme Karam. Sua vida pessoal foi tão rica quanto sua carreira, marcada por um compromisso com a família e com o país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas