Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 21 de fevereiro, o 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) – conhecido historicamente como Regimento Sampaio – realizou a formatura comemorativa ao 77º aniversário da Tomada de Monte Castelo, a mais importante conquista da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial.
Nessa epopeia, o batalhão venceu as tropas do 1°Batalhão do Regimento de Infantaria 1.043, da 232ª Divisão de Infantaria Alemã, nas posições fortificadas do Ponto Cotado 877, mais conhecido como Monte Castelo e apelidado pelos pracinhas como a “Montanha Maldita”. Um terço das baixas sofridas pela Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, foi em Monte Castelo. Somente do Regimento Sampaio foram 89 mortos, no somatório dos cinco ataques necessários para tomar aquela posição de defesa.
Prestigiaram a solenidade o Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, o Comandante do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), Tenente-Coronel Jobel Sanseverino Junior, o filho do eterno Comandante do Regimento Sampaio, que participou como capitão da 2ª Guerra Mundial, Professor Doutor da Escola Superior de Guerra, Coronel de Infantaria Eduardo José Andrade de Barros Moreira, e os comandantes de organizações militares do Grupamento de Unidades Escola e suas representações de tropas integrantes do 1° Regimento de Infantaria na Força Expedicionária Brasileira.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395