No dia 21 de fevereiro, o 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) – conhecido historicamente como Regimento Sampaio – realizou a formatura comemorativa ao 77º aniversário da Tomada de Monte Castelo, a mais importante conquista da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial.

Nessa epopeia, o batalhão venceu as tropas do 1°Batalhão do Regimento de Infantaria 1.043, da 232ª Divisão de Infantaria Alemã, nas posições fortificadas do Ponto Cotado 877, mais conhecido como Monte Castelo e apelidado pelos pracinhas como a “Montanha Maldita”. Um terço das baixas sofridas pela Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, foi em Monte Castelo. Somente do Regimento Sampaio foram 89 mortos, no somatório dos cinco ataques necessários para tomar aquela posição de defesa.

Prestigiaram a solenidade o Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, o  Comandante do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), Tenente-Coronel Jobel Sanseverino Junior, o filho do eterno Comandante do Regimento Sampaio, que participou como capitão da 2ª Guerra Mundial, Professor Doutor da Escola Superior de Guerra, Coronel de Infantaria Eduardo José Andrade de Barros Moreira, e os comandantes de organizações militares do Grupamento de Unidades Escola e suas representações de tropas integrantes do 1° Regimento de Infantaria na Força Expedicionária Brasileira.

Fonte: 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola)

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui