Celebramos hoje o 27º aniversário de criação da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM). A DASM foi criada em 1968, pelo Decreto nº 62.860, que definia a Estrutura Básica do antigo Ministério da Marinha, e extinta em 1977, assim permanecendo por dezenove anos até sua reativação em 15 de maio de 1996, ficando subordinada à Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM). Desde então, vem contribuindo diuturnamente para a promoção da qualidade de vida da Família Naval, por meio do desenvolvimento de programas, projetos, ações, benefícios e serviços socioassistenciais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Sistema de Assistência Social da Marinha (SiASM) possui, hoje, um público em potencial de cerca de 461.119 usuários, entre militares ativos e veteranos, servidores civis da ativa e aposentados, bem como seus dependentes e pensionistas. No último ano, os Órgãos de Execução do Sistema de Assistência Social ao Pessoal da Marinha (OES) contabilizaram cerca de 20.070 atendimentos de forma a suprir as mais variadas demandas da Família Naval, como o tratamento dos usuários com deficiências e o apoio às suas famílias, a prevenção à dependência química, a promoção à saúde mental, o apoio socioeconômico àqueles que enfrentam dificuldades e a execução de projetos voltados à educação financeira.

Essas ações são planejadas e coordenadas na DASM, com o processo iniciado pela realização das Pesquisas de Satisfação Pessoal e Profissional da Marinha (SATPES) e a de Perfil Socioeconômico e Cultural da Família Naval (SISPERFIL), utilizadas como forma de subsidiar o aperfeiçoamento de nossos Programas e que possibilitam assessoria à Alta Administração Naval em suas tomadas de decisão.

Como resultado das pesquisas e alinhada às demandas institucionais, a Assistência Social desenvolve, hoje, sete Programas Sociais, dentre os quais destacam-se: o Programa de Apoio Socioeconômico, que auxilia mais de 51.669 usuários com a promoção da educação financeira e a assistência em situações de vulnerabilidade e risco social; o Programa de Atendimento Especial – Pessoa com Deficiência, que colabora com a conquista da autonomia e da capacidade física, mental e social de mais de 2.123 dependentes de militares e servidores civis com deficiências; e o Programa de Qualidade de Vida, que atende, aproximadamente, 102.337 usuários que participaram das campanhas de prevenção ao suicídio e à dependência química, além das outras atividades socioeducativas vinculadas aos Objetivos Estratégicos do Programa.

A busca pela crescente eficiência na execução dos projetos sociais pelos Órgãos de Execução tem sido um dos nossos principais objetivos. A constante capacitação técnica dos profissionais é a maneira mais adequada de contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Assistência Social. Dessa forma, a DASM promoveu, no último ano, seis Centros de Estudos da Assistência Social (CEAS) e vinte cursos de capacitação, convidando, para isso, palestrantes qualificados, objetivando a troca de experiências entre os profissionais da área.

Vale salientar que, na presente data, comemora-se também o dia do Assistente Social, em homenagem à regulamentação da profissão, que se deu em 15 de maio de 1962. Assim esta Diretoria Especializada parabeniza os 109 profissionais integrantes do SiASM que, com competência técnica, compromisso ético com seus usuários e protagonismo na consolidação da Assistência Social na Marinha do Brasil, realizam atividades de qualidade junto à Família Naval, garantindo ao nosso pessoal o suporte necessário para o exercício da profissão.

Devemos mencionar, ainda, que tudo isso não seria possível sem a parceria com a Associação Abrigo do Marinheiro (AMN), onde muitos integrantes do SiASM atuam de forma altruísta, e com as Voluntárias Cisne Branco, que permite a realização de programas e projetos complementares, não só aos anteriormente citados, mas também de integração a ações da área de saúde da MB.

Finalmente, devemos exaltar o elevado grau do trabalho realizado por todos aqueles que já compuseram a tripulação da DASM ao longo da sua existência, bem como das Organizações Militares subordinadas: o Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) e a Casa do Marinheiro (CMN), que desempenham com brilhantismo as atribuições que lhe são confiadas.

Parabéns à DASM!

“QUALIDADE DE VIDA PARA A FAMÍLIA NAVAL”.

RICARDO JAQUES FERREIRA
Contra-Almirante
Diretor

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).