Entre 15 e 26 de maio, nas instalações da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou o Curso Expedito Básico de Busca e Salvamento (C-EXP-BAS-SAR) para as turmas 04 e 05. A ação teve o objetivo de expandir o conhecimento e intensificar o treinamento dos militares das Organizações Militares subordinadas, além das Capitanias e Delegacias localizadas em Santa Catarina, que são responsáveis pelos Centros Regionais de Segurança Marítima. O foco é o serviço de Busca e Salvamento (SAR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Capacitação e Unificação de Procedimentos

Militares puderam uniformizar fundamentos e procedimentos em proveito de uma das principais atribuicoes da MB a salvaguarda da vida humana no mar

A Seção de Operações do Com5ºDN foi responsável pela realização do curso sobre SAR, permitindo que 58 militares unificassem fundamentos e procedimentos em benefício de uma das principais atribuições da Marinha do Brasil: a salvaguarda da vida de pessoas que estejam em perigo no mar, nos portos e nas águas interiores da área de jurisdição do Com5ºDN.

A realização de cursos como o C-EXP-BAS-SAR é de extrema relevância para a preparação dos militares, garantindo que todos os procedimentos sejam realizados de forma eficaz e segura, seja em situações de emergência ou em operações rotineiras de segurança marítima. Esta capacitação permite que os profissionais atuem de maneira uniforme e padronizada, aumentando a eficiência das operações e, consequentemente, a segurança de todos aqueles que utilizam as águas jurisdicionadas pela Marinha.

Foco na Salvaguarda da Vida

A Marinha do Brasil tem como um de seus principais pilares a salvaguarda da vida humana no mar. Para isso, investe constantemente em capacitação, tecnologia e infraestrutura. O Curso Expedito Básico de Busca e Salvamento (C-EXP-BAS-SAR) é mais uma iniciativa neste sentido, fortalecendo o papel da Marinha e dos militares no cenário de segurança marítima nacional. A formação de novas turmas em Santa Catarina reforça o compromisso do Comando do 5º Distrito Naval com esta importante missão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).