Carlos Henrique Seixas (Nuclep), ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Olsen (DGDNTM) e Antonio Carlos Guerreiro (Amazul)

A Amazul participou, nesta sexta-feira (19/3), de cerimônia realizada pelo Ministério de Minas e Energia e a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) para inaugurar uma nova linha de produção de torres de transmissão de energia e realizar a entrega à Eletronuclear de dois acumuladores fabricados pela Nuclep para a usina nuclear de Angra 3. O diretor-presidente da Amazul, Antonio Carlos Soares Guerreiro, e o diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas Newton de Almeida Costa Neto estiveram no evento, que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, e do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Marcos Sampaio Olsen. A cerimônia ocorreu no parque fabril da Nuclep, em Itaguaí (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A nossa meta é aumentar a participação da energia nuclear em nossa matriz energética, posicionando o Brasil como ator internacional relevante nesse restrito mercado. E a Nuclep, como uma das primeiras empresas estratégicas de defesa nacional, dona do seu próprio terminal marítimo e estrategicamente localizada às margens da Baía de Sepetiba, terá um papel proeminente nesta retomada do Programa Nuclear Brasileiro”, destacou Bento Albuquerque.

Os acumuladores entregues são tanques de 14,2 metros de comprimento e 22 toneladas utilizados para fazer o resfriamento do sistema primário, onde fica o reator. Com a entrega dos novos equipamentos, serão oito acumuladores já fabricados pela Nuclep para a Eletronuclear.

Com a inauguração da linha de produção de torres de transmissão, o objetivo da Nuclep é atuar como mais um fornecedor do setor energético nacional, contribuindo para o desenvolvimento do País. A empresa espera produzir até 35.000 toneladas de estruturas metálicas por ano, o que possibilitará a instalação de 1.500 km por ano em linhas de transmissão e a chegada de energia elétrica a milhões de brasileiros.

Também estiveram presentes o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, e o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães.

Com informações da Nuclep e Ministério de Minas e Energia

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).