O primeiro dia útil de 2022 foi em 3 de janeiro. Mas isso é só um detalhe para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), uma instituição que nunca para.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Seja no serviço 24 horas, seja nas atribuições administrativas e operacionais, há sempre um militar pronto a colaborar com a formação do Cadete de Agulhas Negras.

A bicentenária Academia Militar tem o seu propósito a formação dos Oficiais Combatentes de Carreira do Exército Brasileiro. A sua nobre e importante missão é forjar os futuros líderes do nosso Exército

E nesse ritmo acelerado, 2022 começa com a garantia do comprometimento de nossa família militar e da certeza da fé fortalecida na honrosa incumbência assumida há 210 anos por essa Casa de Valores.

No dia 23 de janeiro de 2022, os Cadetes começarão a retornar à AMAN.

Junto com eles, os mais de 400 alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), que chegarão nos dias 23 e 24 de janeiro e serão recepcionados por uma comissão do Curso Básico. Também farão parte dessa comissão de recepção profissionais da Seção de Saúde do Corpo de Cadetes e do Hospital Militar de Resende.

Apesar da grande maioria já estar imunizada, com a vacina da COVID-19 e da H1N1, diversas medidas sanitárias preventivas continuarão a ser cumpridas pela AMAN, tendo como intuito mitigar casos da doença no interior da Escola Militar.

No dia 1º de fevereiro, os Cadetes do 2º ano farão a escolha de suas Armas, Quadro e Serviço.

O evento será transmitido ao vivo pela AMAN.

No dia 5 de fevereiro será realizada a tradicional entrada dos novos cadetes pelos Portões da AMAN. Uma solenidade, que ocorre desde 1944, quando a Academia Militar se instalou em Resende. É um emocionante momento em que a AMAN e os familiares acompanharão a passagem pelo portão de entrada dos novos Cadetes, que é aberto uma vez ao ano, e sempre pelo Cadete de menor idade da nova turma- o chamado Claviculário.

CARD 3

No dia 18 de fevereiro, terá início mais uma edição das Olimpíadas Acadêmicas, evento que engloba todos os cadetes em diversas modalidades esportivas.

E daí em diante, muitas atividades estão previstas. Dentre elas, o Estágio Preparatório do Corpo de Tropa; as datas comemorativas de cada Arma, Quadro e Serviço; as datas simbólicas militares; as formaturas semanais; os Treinamentos Físicos Militares (TFM); os Estágios da Seção de Instrução Especial (SIEsp) e as duas mais importantes datas da AMAN: o Espadim (20 de agosto) e o Aspirantado (26 de novembro).

A AMAN espera por VOCÊ!

WhatsApp Image 2022 01 18 at 221829

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).