Apresentação dos canhões

O navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço, construído em 1937, Monitor “Parnaíba”, recebeu a visita de alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (MS), no dia 26 de abril. O grupo conheceu o navio de guerra e navegou pelo Rio Paraguai.

Após palestra sobre a história e as características do Monitor “Parnaíba”, que neste ano completa 85 anos, e sobre como ingressar na Marinha, os alunos conheceram os principais compartimentos do navio: passadiço, convoo, praça de máquinas, cabines, alojamentos, enfermaria, além dos canhões e das metralhadoras.

Para a aluna Ana Isabela Schmidt, 17 anos, a experiência a bordo de um navio de guerra foi incrível. “Achei tudo muito legal e interessante, mas o que eu mais gostei mesmo foi saber que as mulheres estão cada vez mais inseridas na Marinha e isso é motivo de muito orgulho”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

palestra sobreo mparnaibdwaetserfa
Palestra sobre o Monitor “Parnaíba”

O passeio no Monitor “Parnaíba” também surpreendeu o aluno Luiz Satoshi Yunomae Oiakawa, 17 anos. “Embarcar em um navio que participou da 2ª Guerra Mundial foi o ápice de tudo que vi aqui. Conhecer as especificidades de canhões que funcionam de verdade foi inimaginável, porque jamais pensei que teria a oportunidade de viver essa experiência, superou qualquer expectativa”, disse.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).