Alunos da EAMES durante embarque no NPaOc “Amazonas”

Nos dias 3 e 4 de julho, 15 alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo tiveram uma experiência educacional única: passaram dois dias a bordo do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste. Esta oportunidade permitiu-lhes acompanhar a rotina operativa de bordo e observar de perto as tarefas e responsabilidades de uma tripulação de navio.

Vida a bordo: uma imersão nas atividades marinheiras

imagem 2023 07 27 053749283
Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina operativa de bordo

Os alunos que se destacaram nas atividades escolares foram convidados para essa jornada inigualável, onde tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de bordo e a execução de fainas marinheiras. Entre as atividades experimentadas, estavam manobras com espias durante atracação, desatracação e baldeação, treinamentos de primeiros socorros e patrulha naval, serviços de vigilância, navegação e patrulha, controle de avarias, exercícios de grupo de visita e inspeção, além de aulas de nós e voltas. Eles puderam vivenciar de perto a aplicação prática de suas aulas teóricas, ganhando um entendimento ainda mais profundo de suas futuras profissões.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visitando a Base Naval do Rio de Janeiro

Após a atracação do NPaOc “Amazonas” na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), a jornada de aprendizado dos alunos não terminou. Eles tiveram a oportunidade de visitar o Navio-Veleiro “Cisne Branco” e o Navio Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”, expandindo ainda mais seus conhecimentos e entendimentos sobre a diversidade de navios na Marinha.

Inspirando os futuros marinheiros

A experiência resultou em maior motivação e inspiração para os alunos, elevando o comprometimento dos futuros marinheiros. A possibilidade de colocar em prática os ensinamentos teóricos e de vivenciar a rotina a bordo de um navio de patrulha oceânico certamente enriqueceu seus estudos e encorajou-os a continuar evoluindo em suas carreiras.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).