Alunos da EAMES a bordo do NPaOc Amazonas

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, os 138 recém-incorporados Aprendizes-Marinheiros realizaram sua primeira visita a um Meio Operativo da Marinha do Brasil (MB), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, atracado no Porto de Vitória-ES, por ocasião da Comissão de Apoio ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, os futuros Marinheiros da Turma PAPA-2023 puderam conhecer as instalações do navio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, aprender sobre a rotina e a vida de bordo e, principalmente, visualizar as atividades e características daquele Meio Operativo da Marinha do Brasil.

A visita dos Aprendizes-Marinheiros no navio tem como propósito complementar, na prática, as disciplinas técnicas do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN), elevando o patamar de conhecimento marinheiro e entendimento das tarefas que serão realizadas por eles ao fim do curso, quando todos se apresentarão, efetivamente, aos meios operativos da MB.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).