No dia 13 de maio, o Curso de Operador de Alvo Aéreo, realizou uma visita ao Instituto Militar de Engenharia (IME). Esta atividade faz parte do bloco de disciplina Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARP) e teve como objetivo conhecer o SARP Hórus FT 100. Este pedido de cooperação de instrução caracteriza um dos alicerces da Escola que é a da tecnologia e pesquisa.

Atualmente, o SARP vem representando uma nova ameaça aérea capaz de cumprir diversas tarefas no campo de batalha do século XXI, caracterizado por armamentos e outros materiais de emprego militar com alta tecnologia agregada. Por fim, o Sargento Luís Pereira, aluno do Curso de Operador de Alvo Aéreo, agradeceu em nome da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), a disponibilidade do Coronel Montenegro, instrutor do IME, pelo conhecimento adquirido.

Fonte: EsACosAAe
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).