A TV EGN realizou uma Entrevista Especial com o Contra-Almirante (Ref-FN) José Elkfury, um dos pioneiros da Marinha na Antártida, que falou sobre a importância da presença brasileira no continente antártico e a evolução do Programa Antártico Brasileiro. O Almirante compartilhou sua experiência como integrante da primeira viagem oficial da Marinha à Antártida e, posteriormente, como Chefe da Estação brasileira durante a primeira invernação, em 1986.

Durante a entrevista, o Almirante Elkfury ressaltou a relevância da pesquisa científica e do estabelecimento de uma presença nacional na região, contribuindo para o conhecimento e a proteção do meio ambiente antártico, bem como para o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.

YouTube video
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).