Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil, em conjunto com a Defesa Civil de São Paulo e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), emitiu um alerta sobre a previsão de ventos fortes e ressacas nas regiões litorâneas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta previsão, válida para os dias 26 e 27 de dezembro, vem após recentes tempestades que causaram apagões no feriado de 15 de novembro.
Detalhes do Alerta Meteorológico
Conforme o aviso da Marinha, a expectativa é de ventos que podem atingir velocidades de até 74 km/h. A preocupação se estende também para o aumento significativo das ondas, que podem chegar a 3 metros de altura. A ventania deve impactar toda a região a partir de Itajaí, em Santa Catarina.
Recomendações às Comunidades Locais e Turistas
Diante deste cenário, recomenda-se que moradores locais e turistas evitem atividades no mar e nas proximidades da orla. A Defesa Civil aconselha precaução, especialmente em áreas vulneráveis a ventos fortes e ressacas. O DER alertou aos motoristas para evitar estradas litorâneas durante este período, devido ao risco aumentado de condições adversas de trânsito.
Outros Alertas e Previsões Meteorológicas
Além do alerta da Marinha, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos sobre a alta probabilidade de tempestades em São Paulo a partir da tarde de 25 de dezembro. Cidades como Itanhaém, Itapetininga, Ourinhos e Presidente Prudente podem enfrentar chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e até chuva de granizo. O Inmet prevê um verão mais chuvoso e quente que a média na região Sudeste, com destaque para Minas Gerais.
Um Chamado à Cautela e Preparação
Os alertas emitidos pela Marinha do Brasil e outros órgãos enfatizam a importância de estar preparado e agir com cautela diante das condições meteorológicas adversas. É essencial que as comunidades costeiras e os visitantes dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro permaneçam atentos às atualizações meteorológicas e sigam as recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395