Agência Brasil

A Marinha do Brasil, em conjunto com a Defesa Civil de São Paulo e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), emitiu um alerta sobre a previsão de ventos fortes e ressacas nas regiões litorâneas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta previsão, válida para os dias 26 e 27 de dezembro, vem após recentes tempestades que causaram apagões no feriado de 15 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes do Alerta Meteorológico

Conforme o aviso da Marinha, a expectativa é de ventos que podem atingir velocidades de até 74 km/h. A preocupação se estende também para o aumento significativo das ondas, que podem chegar a 3 metros de altura. A ventania deve impactar toda a região a partir de Itajaí, em Santa Catarina.

Recomendações às Comunidades Locais e Turistas

Diante deste cenário, recomenda-se que moradores locais e turistas evitem atividades no mar e nas proximidades da orla. A Defesa Civil aconselha precaução, especialmente em áreas vulneráveis a ventos fortes e ressacas. O DER alertou aos motoristas para evitar estradas litorâneas durante este período, devido ao risco aumentado de condições adversas de trânsito.

Outros Alertas e Previsões Meteorológicas

Além do alerta da Marinha, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos sobre a alta probabilidade de tempestades em São Paulo a partir da tarde de 25 de dezembro. Cidades como Itanhaém, Itapetininga, Ourinhos e Presidente Prudente podem enfrentar chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e até chuva de granizo. O Inmet prevê um verão mais chuvoso e quente que a média na região Sudeste, com destaque para Minas Gerais.

Um Chamado à Cautela e Preparação

Os alertas emitidos pela Marinha do Brasil e outros órgãos enfatizam a importância de estar preparado e agir com cautela diante das condições meteorológicas adversas. É essencial que as comunidades costeiras e os visitantes dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro permaneçam atentos às atualizações meteorológicas e sigam as recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).