Alagoas avança na promoção da Economia do Mar em parceria com a FIEA e ADESG-AL

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Alagoas caminha rumo ao fortalecimento da Economia do Mar por meio de uma parceria incentivada pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) entre a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e a Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra de Alagoas (ADESG-AL). Em reunião realizada nesta quinta-feira, foram discutidas estratégias para aproveitar o potencial marítimo do estado, envolvendo a visita do Comandante da Reserva Marcelo Felipe, subsecretário de Economia do Mar, em novembro. O evento deverá atrair empresários, estagiários da ADESG e representantes da indústria local.

Parceria entre FIEA, ADEG e Secretaria de Economia do Mar

A reunião de ontem representou um passo decisivo para a promoção da Economia do Mar em Alagoas, um estado com grande potencial para se beneficiar das atividades ligadas ao setor marítimo. A parceria teve a iniciativa do Capitão dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Rodrigo Garcia, incentivando a parceria entre a FIEA e a ADESG-AL, criando um ambiente de colaboração entre indústria, academia e comunidade marítima, visando o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da chamada Economia Azul no estado.

A FIEA desempenha um papel essencial ao integrar a indústria local e destacar as oportunidades oferecidas pela Economia do Mar, incluindo áreas como turismo, pesca e construção naval. A ADESG, por sua vez, mobiliza a comunidade acadêmica e os estagiários, aproximando-os do setor industrial e marítimo e promovendo a qualificação e o engajamento dos futuros profissionais na expansão da economia marítima de Alagoas.

Visita do Comandante Marcelo Felipe e Eventos Programados

Como parte das ações para consolidar a Economia do Mar em Alagoas, o Comandante da Reserva Marcelo Felipe, atual subsecretário de Economia do Mar e líder da única Secretaria de Economia do Mar do país, sediada no Rio de Janeiro, fará uma visita ao estado. Sua presença está programada para os dias 28 e 29 de novembro, com eventos voltados para o público acadêmico e industrial. No primeiro dia, Marcelo Felipe participará de um encontro com estagiários da ADESG, onde discutirá os desafios e as oportunidades da Economia Azul.

No dia seguinte, a apresentação será direcionada aos empresários e representantes do setor industrial alagoano, incluindo a comunidade marítima e autoridades locais. O presidente da FIEA mostrou grande entusiasmo com a iniciativa, que reforça o compromisso de Alagoas em integrar-se aos esforços nacionais para impulsionar o uso sustentável dos recursos marítimos e desenvolver uma economia que respeite e valorize o patrimônio natural do estado.

Perspectivas para o Desenvolvimento da Economia do Mar em Alagoas

A parceria incentivada pela Capitania dos Portos de Alagoas entre a FIEA, a ADESG e a Secretaria de Economia do Mar traz um conjunto promissor de perspectivas para o desenvolvimento de Alagoas, alinhando o estado com avanços que já estão em curso em outras regiões, como Rio de Janeiro e Salvador. Com o intuito de fortalecer essa integração, está previsto um simpósio para fevereiro de 2025, que reunirá autoridades, acadêmicos e especialistas para discutir o crescimento sustentável do setor marítimo.

Alagoas busca acompanhar as inovações e melhores práticas na Economia Azul, promovendo a geração de emprego e renda através do aproveitamento responsável dos recursos oceânicos. Esse movimento visa estabelecer o estado como uma referência no setor e expandir suas possibilidades econômicas de forma sustentável, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente.

Futuro Promissor para a Economia do Mar em Alagoas

Com o apoio de lideranças como a FIEA, a ADESG e a Secretaria de Economia do Mar, Alagoas dá um importante passo na promoção da Economia do Mar. A visita do Comandante Marcelo Felipe e os eventos programados reforçam o compromisso do estado com o desenvolvimento de práticas sustentáveis, alinhando o potencial marítimo local às necessidades de crescimento e preservação ambiental. Essa iniciativa promete abrir novos caminhos para um futuro mais sustentável e próspero para as comunidades costeiras alagoanas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui