A Akaer Engenharia S.A. acaba de conquistar, neste mês de maio, a certificação ISO 14001, a mais importante certificação internacional de gestão ambiental, reconhecendo o compromisso da empresa em minimizar o impacto ambiental de suas operações e promover a sustentabilidade.

Desde o ano de 2022, a empresa vem realizando diversas ações de melhorias para prevenção da poluição e redução dos impactos ambientais, em busca de uma convivência melhor com a natureza e da certificação. A empresa passou por uma rigorosa auditoria e comprovou estar em conformidade com os requisitos da norma. O documento foi emitido pelo Organismo de Certificação TÜV NORD Brasil. O processo de certificação é referente aos serviços de engenharia, projeto, pesquisa e desenvolvimento em estruturas, sistemas, manufatura e industrialização para o mercado aeroespacial, de defesa e da indústria geral.

Entre as ações que envolveram o empenho de todos os seus 600 colaboradores, estão a redução no consumo de recursos naturais, como a energia elétrica, geração e tratamento de resíduos, implementação de controles operacionais nos diversos níveis da empresa – incluindo formalização de compromissos ambientais ao longo da cadeia de fornecimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A questão ambiental sempre foi um dos valores empresariais da Akaer no desenvolvimento e fabricação de seus produtos. “A certificação ambiental foi o meio escolhido pela Akaer para atestar que nossas práticas e resultados ambientais são frutos de métodos estruturados, voltados para a melhoria contínua de nosso desempenho ambiental”, declarou Maria Fernanda Carneiro Novaes, Diretora de Qualidade da empresa.

“Estamos orgulhosos de ter alcançado esta certificação, que é um testemunho do trabalho árduo de nossa equipe e do nosso compromisso com o meio ambiente. Vamos continuar a trabalhar para minimizar o impacto ambiental de nossas operações e promover a sustentabilidade em todos os aspectos do nosso negócio”, completou Fernanda.

Com a certificação 14001, a Akaer está posicionada para se destacar como líder em gestão ambiental em seu setor. A empresa continua comprometida em atuar de forma responsável e sustentável para garantir um futuro melhor para as gerações futuras.

ISO 14001 – A certificação é uma norma internacional que define sobre como colocar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor. Ela é projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente. Ainda, possibilita o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.

A ISO 14001 adota uma abordagem organizada que permite que a empresa atinja o sucesso sustentável a longo prazo e estabelece melhores práticas para: proteção ao meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos; diminuir potenciais efeitos adversos das condições ambientais da organização; aumento do desempenho ambiental; utilização de perspectiva de ciclo de vida que pode prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida.