Em um movimento significativo para a capacitação profissional na pesca, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) conduziu a Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1), no dia 4 de janeiro, em Olho D’Água do Casado-AL. Com a presença do Prefeito Municipal e do Presidente da Colônia de Pesca Z-44, o evento simbolizou um avanço importante na formação qualificada de trabalhadores do setor pesqueiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecimento Técnico e Prático

as1 20

O curso, lecionado por militares da AgPenedo, destacou-se por seu conteúdo abrangente, combinando aulas teóricas e práticas. Com a participação de 21 alunos, o programa abordou temas cruciais como a condução e operação de embarcações de pesca, primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal, manutenção da embarcação, e prevenção e combate a incêndios. Estes conhecimentos são essenciais para a segurança nas atividades de pesca, contribuindo para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.

Projeto Canoa Legal: Regularização de Embarcações

Um aspecto notável da cerimônia foi a entrega de 29 Títulos de Inscrição de Embarcação (TIE) através do Projeto Canoa Legal. Esta iniciativa, uma colaboração entre a AgPenedo, as Prefeituras Municipais e Colônias de Pesca, visa a regularização de canoas que operam no Baixo São Francisco. O projeto é um passo significativo para assegurar a legalidade e segurança das embarcações na região, reforçando o compromisso com a pesca responsável e a proteção ambiental.

Impacto e Futuro

A ação da AgPenedo, ao oferecer formação qualificada e regularizar embarcações, reflete um investimento estratégico no desenvolvimento sustentável da pesca e na segurança marítima. Iniciativas como essas são fundamentais para a conservação dos recursos hídricos, para a garantia da segurança na navegação, e para o fortalecimento da economia local baseada na pesca, abrindo caminho para um futuro mais seguro e sustentável para a região do Baixo São Francisco.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).