AgPenedo conclui curso para servidores na condução de embarcações

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No coração do rio São Francisco, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) encerrou mais uma importante etapa de capacitação de servidores públicos. O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) formou 24 agentes de diferentes órgãos estaduais e municipais, preparando-os para conduzir embarcações de até seis metros em navegação interior a serviço do Estado.

A formação, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de fevereiro, foi concluída oficialmente em 18 de março com a entrega dos certificados de conclusão e das carteiras de habilitação de órgão público. A capacitação, conduzida pela Marinha do Brasil, é parte de uma estratégia mais ampla de qualificar o funcionalismo público para atuar com eficiência e segurança nas vias navegáveis brasileiras.

Formação técnica com foco em segurança e legalidade

O curso é voltado à formação de servidores aptos a conduzir pequenas embarcações utilizadas em operações públicas. A programação incluiu conteúdos como segurança da navegação, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, técnicas de sobrevivência pessoal, regras de manobra, luzes e sinais sonoros, noções básicas de navegação e motores e comunicações. A abordagem combinou teoria e prática, proporcionando uma formação completa e aplicável à rotina de campo.

As aulas práticas ocorreram em embarcações da Marinha no próprio rio São Francisco, com simulações de situações reais de navegação em áreas interiores. Os servidores aprovados no curso pertencem a órgãos como o 11º Batalhão de Polícia Militar, 6º Batalhão Bombeiro Militar, Defesa Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entre outros. Todos os alunos foram habilitados legalmente para exercer a função a bordo de embarcações de Estado.

Fortalecimento da atuação pública nas comunidades ribeirinhas

A qualificação dos agentes públicos amplia a capacidade de resposta do Estado em áreas de difícil acesso e aumenta a eficácia de operações essenciais para a população. Muitos dos órgãos representados pelos alunos atuam diretamente com ações emergenciais, resgates, patrulhamentos, fiscalização ambiental e monitoramento urbano e rural em localidades onde a navegação é a única via de deslocamento.

Esse investimento na formação dos servidores também representa uma valorização da carreira pública e um reconhecimento da importância de sua atuação em ambientes desafiadores. Ao se sentirem mais preparados e respaldados tecnicamente, os agentes elevam sua autoestima profissional e tornam-se ainda mais comprometidos com as missões que envolvem segurança e proteção da vida humana.

Governança e prevenção de acidentes no transporte fluvial

Ao garantir que embarcações do poder público sejam conduzidas por servidores habilitados, a Marinha promove não apenas a segurança, mas também o fortalecimento institucional. O curso do ETSP é uma peça fundamental na engrenagem da governança pública, pois padroniza procedimentos, reduz a margem para falhas e aumenta a eficiência operacional dos órgãos envolvidos.

Além disso, a formação reforça o papel da Marinha do Brasil como Autoridade Marítima, promovendo a legalidade e prevenindo acidentes fluviais. Em um país de dimensões continentais e com milhares de quilômetros de rios navegáveis, capacitar os servidores públicos que atuam nessas áreas é um passo decisivo para um Brasil mais seguro, eficiente e integrado pelas águas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui