Instituída em abril de 2022 e vinculada ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), a AgMN rapidamente se estabeleceu como um pilar na divulgação de informações críticas e de interesse público relacionadas à MB. Em dois anos de operação, a Agência não só produziu mais de 800 matérias como também alcançou um marco impressionante de 1,4 milhão de visualizações, refletindo o interesse crescente e a confiança no conteúdo oferecido.

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COBERTURA EXTENSIVA E DIVERSIFICADA

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Entrevista ao professor do King’s College de Londres, Dr. Vinícius Mariano de Carvalho, que avaliou estrategicamente as campanhas institucionais da MB – Imagem: Marinha do Brasil

Dentre os temas abordados, o “Poder Naval” se destacou com 179 reportagens, evidenciando as capacidades operacionais da MB em território nacional e internacional, em operações isoladas ou em conjunto com outras forças. As notícias vão desde lançamentos de submarinos, como o “Tonelero”, até participações em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e apreensões significativas de drogas. Este tema não só sublinha o papel estratégico da Marinha mas também reforça sua importância na política de defesa e segurança marítima do país.

INTERAÇÃO COM A IMPRENSA E REPERCUSSÃO MÍDIA

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Encontro da repórter da Agência Marinha de Notícias com a equipe do Defesa em Foco no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

A AgMN tem sido a fonte primária para a cobertura de assuntos marítimos, influenciando a pauta da mídia especializada como Defesa em Foco, GBN News, Defesa Aerea Naval; e de grandes veículos de comunicação como a Folha de São Paulo, Valor Econômico, Estadão e emissoras como Band, Globo e Record. Essa interação tem sido crucial para a disseminação de informações precisas e verificadas, elevando o nível de discussão sobre temas de defesa e segurança marítima tanto a nível nacional quanto internacional.

NOVAS FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES

Em comemoração ao seu aniversário, a AgMN lançou um novo site (https://www.agencia.marinha.mil.br/), que promete melhorar a experiência do usuário com um layout mais intuitivo e recursos adicionais como ferramentas de busca avançada, filtros por palavra-chave e editorias reformuladas. A introdução de um espaço para comentários abre novas vias de interação direta com o público, incentivando o diálogo e a participação ativa dos leitores.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).