Equipe de Inspeção Naval abordou o comboio no Rio Madeira

A Equipe de Inspeção Naval da Agência Fluvial de Itacoatiara, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, realizou, em 22 de julho, a apreensão de um comboio composto por um empurrador e uma balsa carregada com 900 m3 de madeira que estavam em descumprimento ao Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA), no Paraná do Maraca, Rio Madeira, nas proximidades de Nova Olinda do Norte (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante abordagem às embarcações, os inspetores navais constataram que o empurrador não possuía documentação. A Marinha acionou a Secretaria de Meio Ambiente do município para verificar a documentação da carga. Após análise do técnico florestal, foi detectado que a embarcação não apresentava autorização para o transporte de madeira e, apesar de o Documento de Origem Florestal estar correto, algumas madeiras não foram enquadradas na categoria especificada. A carga também foi apreendida.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).