A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou no dia 05 de dezembro, o Natal Solidário com a Cerimônia de Encerramento das atividades letivas do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2022. O evento, presidido pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, contou com a presença da Secretária de Educação de Pirassununga, Márcia dos Santos Lourenço Turatti; da Primeira Dama de Pirassununga, Elisângela Mantovani, que na ocasião representou o Prefeito Municipal. Também estiveram presentes o Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE YS), Suboficial Alexandro Augusto Cinat Carbonaro; familiares e demais militares do efetivo que apadrinharam as crianças.
No total, 300 alunos beneficiados pelo Programa, comandados pela aluna padrão do PROFESP, Valentina Toffolo de Campos, apresentaram e entoaram o Hino Nacional no evento. “Sou grata a toda a equipe do PROFESP-AFA, onde fui acolhida, aprendi sobre valores, princípios, arte, esporte e o principal, meu amor ao militarismo. Obrigada por essa oportunidade única e especial de comandar a tropa”, agradeceu Valentina.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Na oportunidade, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Gobett, realizou a entrega dos certificados aos colaboradores do Programa e premiou as Alunas Padrão PROFESP 2022 e comentou acerca da relevância dessa atividade. “É uma alegria acolher o PROFESP aqui na Academia e ver os frutos desse trabalho no olhar inspirador de cada criança aqui presente”, disse.
Com sentimento de gratidão, os pais da aluna premiada Valentina compartilharam a relevância do Projeto no desenvolvimento da filha. “É incrível ver a evolução dela após dois anos participando no PROFESP, principalmente na parte comportamental e da valorização de princípios que foram acentuados ao longo dessa experiência. Além do desejo dela de seguir na carreira militar”, comentou o pai Leonardo Antônio de Campos.
Mariana Toffolo de Campos, mãe da aluna, completou. “O vínculo aqui criado ficará marcado para a vida inteira. Hoje esse interesse que tem pela vida militar, foi despertado na irmã mais nova com sete anos, que não vê o momento de poder participar do projeto”, conta.
Outro pai orgulhoso foi Francisco Willams Rocha da Silva, pai da aluna Nathália de Bispo Silva, também premiada como aluna Padrão 2022, que destacou como os aprendizados modificaram a rotina da filha Nathália. “Ela gostou muito desse ambiente militar. É perceptível nas atitudes dela, como participar do projeto fez muita diferença em seu cotidiano”, concluiu.
Após os momentos de homenagens, a aluna Nathália se posicionou à frente da tropa e puxou o grito de guerra: “Disciplina, hierarquia, esporte, arte e educação! Somos a esperança e o futuro da Nação! Força Aérea, Brasil!”, entoado por todos os alunos do projeto, enfatizando a importância dessa missão.
O Coordenador Geral do PROFESP-AFA, Capitão Denilson Batista de Oliveira se manifestou sobre o momento. “Temos a certeza de que os ensinamentos, as doutrinas, as vivências e experiências que as crianças tiveram no decorrer do ano crescerão como uma sementinha nos seus corações e, no tempo certo, darão os frutos que vão proporcionar a elas uma vida digna, próspera e feliz!”, concluiu.
Sem dúvida, o momento mais aguardado pelas crianças foi a chegada do Papai Noel e a entrega do tão aguardado presente de natal das mãos dos padrinhos, que renderam momentos inesquecíveis no Natal Solidário 2022. “Ao ver a alegria no olhar de cada criança, percebo que esse trabalho é um verdadeiro privilégio. Fazer parte desse momento que traz tanta alegria para elas, é uma parte singular de pertencer ao PROFESP-AFA”, destacou o Auxiliar de Coordenação de Esporte do Projeto na AFA, o Suboficial Flávio Aparecido Ferreira.
PROFESP
O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O programa tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
Foto: Soldado Carriço / AFA
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395