No dia 7 de novembro, a Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aernonáutica do Brasil no Irã, representada pelo adido, Coronel Nilson Viana Gramosa, participou do desfile militar de início do exercício conjunto das Forças Armadas Iranianas na cidade de Chabahar, região localizada no sul do País, no Golfo de Omã.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade contou, também, com a participação dos adidos militares do Japão, Venezuela, Turquia, Rússia, Sérvia, Índia e Paquistão.

O exercício conjunto, denominado “Zolfaqar-1400”, foi realizado de 7 a 9 de novembro na região de Makran, uma região costeira que começa no porto estratégico iraniano de Chabahar e chega a Jask, na província de Hormozgan, no sul do Irã, perto do Estreito de Hormuz, consistiu em diferentes cenários em uma área operacional de mais de um milhão de metros quadrados. O jogo de guerra em grande escala no Estreito de Hormuz, no Mar de Omã e nas partes do norte do Oceano Índico envolveu a Marinha, Força Aérea, Defesa Aérea e Força Terrestre do Exército iraniano.

Navios de superfície e submarinos participaram do desfile, além de aeronaves de ataque e reconhecimento e helicópteros.

Fonte: Aditância de Defesa do Brasil no Irã
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).