O 8º Batalhão de Polícia do Exército realizou, entre os dias 9 e 13 de novembro, na área da 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas (SP), a Operação Braçal 2020. O objetivo da atividade foi aumentar o nível de operacionalidade da tropa, por meio do adestramento das frações nível pelotão em operações típicas de Polícia do Exército e de Garantia da Lei e da Ordem.

A tropa foi adestrada em ações de operação de busca e apreensão, posto de segurança estático, operação de controle de distúrbios, patrulhamento ostensivo, além de posto de bloqueio e controle de vias urbanas. Diversas técnicas, táticas e procedimentos (TTP) foram treinadas: tiro com armamento menos letal, progressão em área de alto risco, combate em recinto confinado, abordagem, revista e algemamento.

Com essa operação, o 8º BPE finalizou o período de Instrução Individual de Qualificação do Grupamento Bravo, credenciando os concludentes dessa fase a ostentarem o “Braçal da PE” em seus uniformes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 8º BPE

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).