Em um esforço constante para fortalecer sua presença em todo o Brasil, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) Nacional, sendo representado pelo seu presidente Cel. Antonio Celente,  realizou mais um de seus encontros no Nordeste. Dessa vez, o evento ocorreu com a Delegacia de Pernambuco, na Assembleia Legislativa de Recife, sendo comandado pelo Cel. Alexandre Gomes. Este encontro integra o programa Marcha da Presidência em Direção ao Nordeste, uma iniciativa que busca aprofundar a conexão entre as diversas delegacias regionais da ADESG.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra reveladora: Guerra Cultural

Snapinsta.app 360011355 184876881039845 8803346247913276967 n 1080

O ponto alto do evento foi, sem dúvida, a profunda palestra proferida pelo Professor George Emílio Bastos Gonçalves, que trouxe ao debate um assunto de extrema relevância na conjuntura atual: a Guerra Cultural e seus desdobramentos nas esferas política, econômica, científica-tecnológica e militar. O tema provocou um debate intenso sobre a realidade nacional e global, conduzindo todos a questionar o papel e a importância da ADESG neste momento crítico que vivemos.

Um novo interesse pela ADESG

O encontro de Pernambuco também se destacou pela presença de pessoas que tiveram seu primeiro contato com a ADESG durante o evento, demonstrando um interesse genuíno em se aproximar da instituição. O desejo de se tornar parte da “família ADESG” foi palpável, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos e relacionamentos no âmbito dos estudos ministrados pela Escola Superior de Guerra.

Ressurgimento da Delegacia de Pernambuco

A Delegacia de Pernambuco, que já foi próspera, mas que entrou em decantação, permanecendo adormecida por um bom tempo, está ressurgindo sob a liderança do Cel. Alexandre Gomes. O Coronel vem realizando um trabalho magnífico, trazendo de volta adesguianos do passado e atraindo novos membros interessados nos estudos. Suas ações estão renovando a delegacia e trazendo novas perspectivas, reforçando a importância do trabalho conjunto e da cooperação no enfrentamento dos desafios atuais.

O encontro em Pernambuco foi mais um passo nesse sentido e um lembrete do papel vital da ADESG na promoção do conhecimento, do diálogo e da integração em todo o país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).