A Marinha do Brasil (MB), através do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), firmaram um acordo inovador de cooperação técnica. A cerimônia de assinatura ocorreu na histórica Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, consolidando um marco na promoção da igualdade de gênero em operações de paz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos Alinhados com a ONU

Este acordo está em sintonia com a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que visa aumentar o número de mulheres em operações de paz. O foco é a participação feminina na etapa internacional do Curso de Operações de Paz para Mulheres, conduzido pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador-RJ.

Liderança e Visão do Acordo

O Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do CFN, e a Embaixadora Luiza Lopes da Silva, Diretora-Adjunta da ABC, foram os signatários deste acordo histórico. O Comandante-Geral do CFN enfatizou a importância dessa parceria para o Brasil, destacando a aspiração do país em contribuir ativamente para a paz mundial, uma vocação profundamente enraizada nas Forças Armadas Brasileiras.

Impacto e Relevância da Iniciativa

A Embaixadora Luiza Lopes da Silva ressaltou o caráter pioneiro e a relevância da iniciativa, lembrando a realidade dos conflitos e guerras em várias regiões do mundo. A parceria não só abre novos horizontes para as mulheres nas Forças Armadas, mas também reforça o compromisso do Brasil com a paz global e a igualdade de gênero.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).