No dia 23 de janeiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), uma das mais respeitadas instituições militares do Brasil, marcou um importante evento na sua história com a passagem de comando do General Felipe para o General Vinicius. A transição representa a continuidade das tradições e excelência da academia na formação de líderes militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de Boas-Vindas e Homenagens

Snapinsta.app 420506998 1728383267646943 5893428215226876112 n 1080 e1706170385977

As atividades da solenidade iniciaram com uma calorosa recepção ao novo comandante, General Vinicius, na Avenida do Exército. Posteriormente, houve a inauguração do retrato do General Felipe na galeria dos Comandantes, situada na Biblioteca Marechal José Pessôa, um ato simbólico que presta homenagem ao serviço prestado pelo comandante cessante.

Solenidade de Transmissão do Cargo

A cerimônia oficial de transmissão do cargo foi realizada no Teatro General Leônidas, marcando formalmente a assunção do General Vinicius como o 46º Comandante da AMAN. Este momento solene reforça a importância do papel da AMAN na formação de lideranças dentro do Exército Brasileiro.

AMAN: Escola de Líderes e Berço de Tradições

Reconhecida como a “Escola de Líderes” e o “Berço de Tradições”, a AMAN continua a ser um pilar fundamental na formação de oficiais do Exército, mantendo um legado de rigor, disciplina e excelência. A passagem de comando é um momento significativo que sublinha a responsabilidade da academia na manutenção dos mais altos padrões militares e na preparação de futuros líderes.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).