A ABIMDE participou, na manhã desta quarta-feira (25), do Café IMBEL, organizado pela primeira Empresa Estratégica de Defesa (EED) do país. No evento, foram apresentados e aprofundados temas como o desenvolvimento, modernização, prospecção tecnológica de produtos, além de negócios internacionais e assuntos de interesse da Indústria de Defesa e Segurança do Brasil.

O Café IMBEL aconteceu no Teatro Pedro Calmon – Quartel General do Exército – em Brasília. Várias autoridades estiveram presentes, como o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Dr. Marcos Degaut, o Secretário Thiago Carneiro, Chefe da Divisão de Produtos de Defesa (Diprod) do Ministério das Relações Exteriores, adidos militares, entre  entidades como ABIMDE e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, falou da importância da IMBEL para o país. “São 200 anos de história contribuindo para desenvolvimento do setor de Defesa do Brasil.  Uma grande parceira da ABIMDE e uma empresa agregadora”. Na ocasião, ele também listou as diversas iniciativas da associação em prol do setor, como o Projeto de Lei Complementar 244/20, que prevê isonomia tributária para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) e garantirá competitividade em relação às indústrias internacionais.

Gallo frisou o trabalho que tem sido feito pela ABIMDE em prol das indústrias de Defesa brasileiras no exterior e lembrou que a IMBEL pode ter um papel importante, principalmente se conquistar autonomia em relação ao Orçamento da União. O presidente da ABIMDE também citou os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e a Apex como parceiros de destaque nesse processo.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui