Na manhã do dia 7 de fevereiro, ocorreu a solenidade de abertura do primeiro Estágio de Tripulante de Embarcação do ano de 2022 (ETE-2022), direcionado aos militares do núcleo do 4º Batalhão de Inteligência Militar, organizações civis e forças auxiliares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio é composto por duas fases, onde a primeira fase será realizada durante uma semana, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), da Marinha do Brasil, e a segunda fase no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde os instruendos receberão instruções teóricas de qualificação através do CTFFAO, e instruções teóricas e práticas pelos instrutores navegadores fluviais do CECMA.

O Estágio de Tripulante visa qualificar e habilitar os militares, recém chegados a guarnição, a exercerem a função de tripulante de pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, empregadas na navegação interior a serviço de Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais.

Navegar é o Nosso Combate! Selva!

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).