Em uma parceria inédita, o Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) e o Hospital Naval de Natal (HNNa) organizaram um workshop, realizado no último dia 30 de maio, com o objetivo de orientar militares e servidores civis que estejam se aproximando do momento da transição para a reserva ou aposentadoria. O evento, batizado de “Preparação para Reserva/Aposentadoria: Um novo Projeto de Vida!”, faz parte do Programa de Qualidade de Vida da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cooperativamente, o Núcleo de Assistência Social do Com3ºDN (NAS/Com3ºDN) e o Serviço de Assistência Social Hospitalar (SAS-H) do HNNa uniram forças para proporcionar uma manhã de reflexões, ensinamentos e homenagens. O evento iniciou com uma apresentação da Banda de Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), que fez uma homenagem aos participantes.

Palestras e orientações: o leme para a nova fase

A primeira palestra do workshop foi ministrada pela psicóloga e terapeuta de família Silvana Cavalcante Vieira. Ela abordou um tema crucial para os que estão próximos à aposentadoria: a reorganização da rotina e a dinâmica familiar diante da nova fase da vida. Além disso, a Sra. Deborah Oliveira Souza, administradora e empreendedora no ramo de doces gourmet para festas, tratou sobre empreendedorismo. Ela compartilhou a sua experiência e destacou as possibilidades que surgem nessa etapa.

Posteriormente, o Capitão de Corveta Pereira apresentou o Departamento de Veteranos e Pensionistas da Marinha, destacando os benefícios e facilidades que o departamento oferece para o pessoal militar e civil na aposentadoria.

Inteligência financeira e o planejamento do futuro

Para finalizar o workshop, a Sra. Silvana Cavalcante Vieira retornou ao palco para discutir um assunto fundamental: inteligência financeira versus educação financeira. Em sua palestra, ela ofereceu conselhos práticos para melhorar as relações financeiras nesta nova fase, e concluiu com dicas sobre investimento e indicações de livros sobre o tema.

O evento proporcionou aos participantes uma perspectiva valiosa sobre a transição para a reserva e aposentadoria, reforçando que esse momento deve ser encarado como o início de um novo capítulo de vida, e não um ponto final.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).