Os rios da Amazônia são muito mais do que simples cursos d’água. Eles são as verdadeiras estradas da Amazônia, essenciais para a mobilidade dos amazonenses, o escoamento da produção e o desenvolvimento da economia local. Nesta região, o transporte fluvial é frequentemente a única opção viável para cargas e passageiros, com uma extensão navegável impressionante de 18.300 km.

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A Atuação da Marinha: Guardiã das Águas

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Militares da Marinha em atividade de Inspeção Naval na região amazônica

Nestas vastas “estradas aquáticas”, a Marinha do Brasil (MB) desempenha um papel crucial. Subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), em Manaus, a MB atua tanto na defesa da pátria quanto em atividades subsidiárias. Entre estas, destaca-se o ordenamento e a fiscalização do tráfego aquaviário, visando a segurança da navegação, a proteção da vida humana nos rios e a prevenção à poluição hídrica causada por embarcações.

Vigilância e Educação: A Inspeção Naval na Prática

O Comandante do Com9ºDN, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, destaca que a Marinha é uma protagonista de grande relevância na região, cobrindo quatro estados e 22 mil km de rios navegáveis. As equipes de Inspeção Naval atuam continuamente, fiscalizando e orientando o tráfego aquaviário na região amazônica. O Cabo Victor Koste Pereira, auxiliar da Seção de Inscrição de Embarcações, explica que o trabalho é norteado pelas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e que as equipes têm o objetivo de instruir a população, especialmente quanto ao correto uso do colete salva-vidas.

Parcerias Estratégicas: A Marinha e a Polícia Federal

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Atuação da Marinha junto à Polícia Federal na região amazônica

A Marinha não atua sozinha. Suas ações na Bacia Amazônica são frequentemente realizadas em conjunto com outras Forças e órgãos, como a Polícia Federal. O Almirante Lobo destaca que essa integração é um imperativo na área, criando um ambiente de atuação permanente, coordenado e de total colaboração.

Navegar é Preciso, com Segurança

Os rios da Amazônia são vitais para a vida e a economia da região. E, para que eles continuem sendo as estradas seguras e eficientes que a população precisa, a Marinha do Brasil segue vigilante, educando, fiscalizando e protegendo essas vias fluviais que são tão cruciais para o nosso país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).