Farol da Ponta Verde, Maceió-AL (Foto de Cesar Barreto)

Os faróis são uma ferramenta importante para a segurança de navegação, pois fornecem uma fonte de luz visível a grandes distâncias que pode ser vista por navios e outras embarcações. Eles são usados para demarcar a posição de obstáculos, como ilhas, rochas e recifes, bem como para guiar os navios em segurança através de canais e portos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os faróis têm um padrão de luz único que os diferencia uns dos outros, permitindo que os navios identifiquem de onde está vindo a luz e qual o farol estão vendo. Isso é especialmente importante em áreas onde há muitos faróis próximos um do outro, como em portos e estuários.

Além de ajudar a guiar os navios de maneira segura, os faróis também podem fornecer informações importantes sobre as condições do mar e do clima. Por exemplo, os faróis podem piscar em um padrão específico para indicar condições meteorológicas adversas, como tempestades ou nevoeiro.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).