A Defesa da Infraestrutura de Cabos Submarinos

Os pesquisadores Leonardo Perin Vichi (EGN-MB/ UFSCAR/ ECEME), Danielle Jacon Ayres Pinto (UFSC/ ECEME) e André Luiz Nery de Sá (ANCINE/ ECEME) publicaram na Revista da Escola de Guerra Naval o artigo A Defesa da Infraestrutura de Cabos Submarino: Por uma interface entre a Defesa Cibernética e a Segurança Marítima do Brasil.

O trabalho analisa a importância de se pensar políticas de segurança para a infraestrutura de cabos submarinos utilizada pelo Brasil, tendo em vista que nessa tecnologia reside grande parte da capacidade de comunicação do país com outros atores globais, formando um extenso hub, cuja relevância se protrai, em especial, para todas as cadeias econômicas, sociais e políticas nacionais.

Foram analisados a dimensão do uso dos cabos submarinos no Brasil, o quantitativo de empresas que operam essas infraestruturas no país e os tipos de ameaças capazes de causar danos aos cabos submarinos. Na sequência, foi abordada a necessidade da interação entre as instituições públicas e privadas para o sucesso dos mecanismos da defesa dessa infraestrutura de comunicação. O fatode o fluxo mundial de informações depender dos cabos submarinos, somado à característica multi-domínio do ciberespaço, apontam para a correlação entre defesa cibernética e segurança marítima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A análise indica a necessidade de ampliar os estudos e a discussão sobre o tema no meio acadêmico, nas forças armadas e nas diversas instâncias do governo brasileiro, a fim de assegurar a proteção dessas infraestruturas, garantindo, assim, a integridade, confiabilidade e disponibilidade do fluxo de informação entre o Brasil e o mundo.

Leia o artigo completo clicando aqui.

https://revista.egn.mar.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/978/757

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).