Barco de pesca que transportou o Santo Padroeiro que abençoou os navios da Esquadra

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) apoiou, em 3 de julho, a 94ª “Procissão Marítima de São Pedro”, em homenagem ao Santo Padroeiro dos pescadores, coordenado pela Colônia de Pescadores da Praia do Suá, percorrendo o Canal de Vitória e finalizando com a “Benção do Anzol” na Praça do Papa, no município de Vitória (ES).

Durante a semana do evento, os militares da CPES inspecionaram a embarcação de pesca “Mar de Abrolhos”, responsável por transportar a imagem do padroeiro, bem como as demais embarcações participantes da procissão no dia da festividade, marco cultural local, mantendo o controle do tráfego e o cordão de isolamento náutico, orientando e fiscalizando os condutores quanto ao cumprimento das Normas da Autoridade Marítima.

A Banda da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo participou do cortejo pelas ruas de Vitória, acompanhada de militares da CPES, após a missa realizada na Paróquia São Pedro, até a sede da Capitania, de onde partiu a procissão. No trajeto pelo Canal de Vitória, a embarcação com o Santo Padroeiro abençoou também os navios da Esquadra atracados no Porto de Vitória, que fazem parte da Operação “Aderex-Anfíbio 2022”, contando com os aplausos e a participação atenta do público que realizava visitação aos navios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui