Brasília (DF) No dia 25 de maio, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), subordinado à 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), promoveu o Workshop “Transformação Militar”, com os objetivos de discutir o significado e as características intrínsecas a um processo de transformação militar, conhecer processos em curso em outros países e abordar as particularidades desse processo no Exército Brasileiro (EB).

A abertura do evento foi realizada pelo 7º Subchefe do EME, o General de Brigada Fernando Bartholomeu Fernandes. Na sequência, foi organizada uma mesa de debates composta por professores (doutores) e representantes do Ministério da Defesa, do Gabinete do Comandante do Exército, do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres e do Departamento de Ciência e Tecnologia.

O pesquisador Raphael Camargo Lima, cujos estudos pelo King´s College London abordam a difusão dos processos de transformação dos exércitos na América do Sul, e o Coronel Guilherme Otávio Godinho deCarvalho, analista do CEEEx, realizaram algumas exposições sobre o tema. Além disso, contribuíram como interlocutores convidados, o professor Sandro Teixeira Moita, do Instituto Meira Mattos, e o professor Peterson Ferreira da Silva, da Escola Superior de Defesa.

A discussão proposta se insere no contexto da demanda de transformação do Exército Brasileiro, objetivando o efetivo aprimoramento da Força frente aos desafios do futuro.

Fonte: 7ª Subchefia / EME

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui