A Regata Escola Naval, evento tradicional realizado de forma ininterrupta desde 1946, ocorrerá no dia 10 de outubro. Em sua 76ª edição, obedecendo a todas as orientações e medidas de prevenção ao Novo Coronavírus (COVID-19), não haverá atividades em terra, permanecendo a Escola Naval fechada ao público externo.

A Regata a Vela ocorrerá na Baía de Guanabara para as classes divulgadas na Instrução de Regata, disponível no sítio do Grêmio de Vela da Escola Naval (www.gven.org.br), com exceção da classe Optimist, que terá sua regata realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, com o apoio do Departamento Esportivo do Clube Naval (Piraquê).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).