Largada da 76ª Regata Escola Naval

No dia 10 de outubro, pelo 76º ano consecutivo, a Baía de Guanabara foi o cenário da Regata Escola Naval, a maior e mais tradicional regata realizada na América Latina. A competição, criada em 1946 pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, acontece tradicionalmente no dia do velejador, comemorado no segundo domingo do mês de outubro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mais de 155 veleiros de diversas classes participaram da Regata, totalizando 708 velejadores na raia da Baía de Guanabara. Na ocasião, o veleiro oceânico “Sorsa III”, comandado por Celso Quintella, conquistou o título de “fita azul” (cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no tempo real).

Já a regata da Classe Optimist, realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas com o apoio do Departamento Esportivo do Clube Naval (Piraquê), teve cerca de 80 barcos competindo, sendo 12 categorias premiadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).