Guajará-Mirim (RO) – O dia 23 de setembro foi histórico para o Comando de Fronteira de Rondônia/6º Batalhão Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/ 6ºBIS), que comemorou 90 anos de criação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Logo no início das celebrações, foi inaugurada uma maquete externa do Real Forte Príncipe da Beira, patrimônio histórico nacional e símbolo do estado de Rondônia e do Batalhão. A maquete foi construída por militares do Pelotão de Obras do batalhão e tem como objetivo ser um dos cartões-postais da cidade de Guajará-Mirim.

Em seguida, foi inaugurado o Espaço Cultural do Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, que mostra, em fotos e em púlpitos com artes em acetato, a história do batalhão. O espaço reverencia a parte operacional daquela organização militar e sua importância para a sociedade guajaramirense e rondoniense.

Também foi inaugurada a Linha do Tempo do Cmdo Fron RO/ 6ºBIS, com 6 m de largura, instalado no Pavilhão de Comando do batalhão, que, por meio de textos e imagens antigas e atuais, conta a história do batalhão, do Forte Real Forte Príncipe da Beira e da cidade de Guajará-Mirim.

A inauguração da Cascata dos Veteranos, monumento simbólico dedicado a todos os que trabalharam no 6º BIS, ocorreu durante a formatura alusiva ao 90º aniversário de criação do batalhão, no início da noite. Durante a formatura, também foram entregues certificados para civis e militares, entre eles o Certificado Amigo do Batalhão e Título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, concedido ao Juiz Titular da 1º Vara Cível, Lucas Niero Flores, e à delegada da Polícia Civil de Rondônia, Luanda Luiza Mota Ximenes, pelos serviços prestados ao Exército.

As atividades contaram com a presença de diversas autoridades civis e militares. As cerimônias foram presididas pelo General Mathias, Comandante da 17º Brigada de Infantaria de Selva.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).