No dia 21 de outubro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou a entrega da Medalha da Vitória ao alagoano e Ex-combatente José Maria de Oliveira, integrante das tropas brasileiras que estiveram na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial, na década de 1940.

Com 95 anos de idade, residindo na cidade de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, o Soldado Reformado José Maria Oliveira integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), participando das operações na Itália, o que o credenciou a receber a merecida condecoração.

A Medalha da Vitória foi entregue pelo Comandante do 59º BI Mtz, Coronel Cláudio Gadelha Fernandes, em uma solenidade restrita na residência do Ex-combatente. O evento contou com a presença de familiares e amigos que se emocionaram ao ouvir a Canção do Expedicionário, executada pela banda de música do batalhão, momento em que agradeceram a homenagem prestada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A honraria é concedida pelo Ministério da Defesa para aqueles que tenham contribuído com a difusão dos feitos da FEB durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

 

Fonte: 59º BI Mtz
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).