No período de 25 a 30 de abril, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) conduziu o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS) para 146 soldados do efetivo variável do corrente ano e para 39 militares da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio tem por finalidade capacitar o soldado a sobreviver no ambiente amazônico e superar as intempéries desse inóspito bioma. Diversas instruções foram ministradas, tais como Obtenção de Água e Fogo, Armadilhas, Animais Peçonhentos, Orientações Diurna e Noturna, Tiro de Caça, Tiro de Ação-Reflexa, Obtenção de Alimentos de Origem Animal e Vegetal, dentre outras.

Na Base de Selva Cabo Rosa, o estagiário desenvolve o espírito do combatente de selva e coloca em prática a parte teórica aprendida durante sua formação básica, capacitando o militar a durar na ação por largos períodos de tempo neste importante ambiente operacional.

Fonte: 52º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).